Queimados inaugura Castramóvel para controle populacional de animais

Ação contará ainda com adoção responsável de animais e vacinação antirrábica

Por Conexão no Ar em 18/03/2024 às 17:34:51
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Queimados deu um passo significativo no cuidado com seus animais de estimação com a inauguração do primeiro Castramóvel gratuito do município. O lançamento aconteceu durante a Feira de Adoção de Animais e a Campanha de Vacinação Antirrábica, na Praça dos Eucaliptos, no Centro.

A partir deste segunda-feira (18/03), tutores e defensores de animais poderão agendar a esterilização de seus animais de estimação. No entanto, a castração será exclusivamente para animais cujos os donos comprovem residência no município. Para isso, os tutores devem apresentar um comprovante de residência recente em seu nome, além de documentos de identificação, CPF e comprovante de renda familiar atualizado.

Para a secretária do Ambiente e Defesa dos Animais, Andreia Loureiro, a iniciativa contribuirá significativamente para a redução do número de animais abandonados na cidade: "Com aproximadamente 15 mil animais de estimação na cidade, identificamos a necessidade de avançar no controle populacional, priorizando os animais desabrigados, as comunidades de baixa renda e os protetores de animais", explicou a secretária.

O serviço será oferecido através de uma unidade móvel localizada em um ponto fixo e seguro, próximo à sede da secretaria, no bairro de São Roque. A castração será realizada de terça a sexta-feira, sendo destinada a cães nas terças e quintas, e a gatos nas quartas e sextas.

O prefeito da cidade, Glauco Kaizer, destacou a importância da luta pela defesa dos animais: "Reconhecemos a necessidade de medidas adicionais, e a busca pelo Castramóvel foi uma resposta para as demandas. Estamos felizes em poder não apenas controlar a população de animais desabrigados, mas também atender a uma antiga reivindicação dos defensores dos animais. É um dia de grande alegria, e esperamos que até o final do ano tenhamos mais de 800 animais castrados em nossa cidade", afirmou.

Comunicar erro
Alerj