IPEM-RJ inicia a Operação Páscoa

Ação visa checar a fidelidade das indicações de peso de ovos de Páscoa

Por Conexão no Ar em 18/03/2024 às 13:49:19
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faltando poucos dias para a Semana Santa, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) deu início a Operação Páscoa com foco nos produtos tradicionais mais consumidos nessa época do ano, como chocolates em geral, bombons e ovos de Páscoa.

A ação, que tem como objetivo a proteção para o consumo, visa checar a fidelidade das indicações de peso/volume desses produtos embalados. Em um primeiro momento, os fiscais da Diretoria Técnica do IPEM-RJ recolheram amostras de ovos de Páscoa que serão periciados por técnicos no Laboratório de Pré-Medidos do Instituto para saber se o peso dos produtos está de acordo com as informações declaradas nas embalagens.

Caso seja constatado algum tipo de irregularidade no produto, o fabricante será notificado e terá um prazo de dez dias para apresentar defesa ao órgão. Caso contrário, estará sujeito à multa de até R$ 1,5 milhão.

O diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Berruezo esclarece que os itens que são medidos e embalados sem a presença do consumidor, os chamados pré-medidos, obrigatoriamente devem informar o pesos/volume do item.

"Uma dica importante para o consumidor é utilizar as balanças disponibilizadas pelos supermercados para realizar a conferência. Vale a pena esclarecer que o peso do produto deve sempre ser maior do que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso da embalagem deve ser descontado", explica Berruezo.

O consumidor também precisa ficar atento aos brindes, normalmente brinquedos, que vêm dentro dos ovos de Páscoa. Os mesmos precisam estar certificados pelo Inmetro. Além disso, o consumidor deve identificar se as indicações de peso e volume estão descritas de forma clara nas embalagens.


Comunicar erro
Alerj