A Prefeitura de Angra enviou dois geradores para a Vila do Abraão, na Ilha Grande, no último sábado (9). Eles vão atender aos prédios públicos e assim garantir a continuidade da prestação dos serviços aos moradores e turistas em casos de falta de energia elétrica.
"Em função das decorrentes faltas de energia a prefeitura tomou a iniciativa de alugar alguns equipamentos para situações emergenciais. Essa ação do governo municipal vai contribuir para que os geradores da Enel atendam primordialmente a população", explicou Carlos Kazuo, secretário-executivo da Ilha Grande.
Um dos geradores tem 75 KVA e foi solicitado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional / Secretaria Executiva da Ilha Grande. A sede da Secretaria Executiva da Ilha Grande, o posto dos Correios, a Projeção da 166 DP e o DPO da Polícia Militar serão atendidos por ele.
"Esse gerador vai atender ainda a área onde é feita a compactação do lixo. Sem luz não conseguíamos fazer o recolhimento e a compactação adequada dos resíduos, e isso era um grande problema", destacou Kazuo.
O outro equipamento foi providenciado por meio da Secretaria de Educação e vai fornecer energia ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), que será inaugurado na Vila do Abraão, na próxima semana, e também à Escola Brigadeiro Nóbrega, unidade de ensino compartilhada pelo município e pelo estado.
A Prefeitura planeja enviar em breve mais geradores para a localidade. Futuramente, o posto do Corpo de Bombeiros, a Casa de Cultura Constantino Cokotós – ponto de apoio em caso de chuvas fortes –, a Polícia Florestal e o escritório do Inea também serão contemplados. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Abraão já possui gerador há alguns anos.
A Prefeitura de Angra segue cobrando melhorias no fornecimento de energia para a Ilha Grande, como o projeto para a instalação de novos geradores na Vila do Abraão, por parte da Enel, de modo a beneficiar 100% das residências da localidade. Uma nova reunião entre a empresa, população e representantes do governo municipal está agendada para a próxima quarta-feira (13), na Casa de Cultura Constantino Cokotós, em horário a ser definido.