A Polícia Civil do RJ prendeu cinco milicianos e apreendeu cinco fuzis durante uma operação no Conjunto Cesar Maia, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira (8/03). Essa é a terceira ação em dois dias em três favelas que são disputadas por milicianos e traficantes.
A operação foi realizada pelas delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), de Repressão à Entorpecentes (DRE) e de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), além da Subsecretaria de Inteligência, da Polícia Civil.
Um dos presos era segurança do miliciano Marquinho Catiri, que foi morto em novembro de 2022 em uma troca de tiros na comunidade da Guarda, em Del Castilho, na Zona Norte. Ele chefiava uma milícia no Rio e foi morto em uma disputa por território.
Na manhã de quinta-feira (7/03), a polícia prendeu dois bandidos e apreendeu um menor por envolvimento com a narcomilícia da Gardênia Azul, também na Zona Oeste.
Também nesta quinta, a polícia interceptou um "bonde da milícia" na altura de um viaduto em Campo Grande, na Zona Oeste. A ação terminou com uma troca de tiros e a prisão de 15 criminosos, 6 deles baleados e levados sob custódia para o hospital.
Um dos 16 integrantes, do grupo de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, conseguiu fugir.