As ações de combate à dengue em Volta Redonda ganharam destaque esta semana no site da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O trabalho intersetorial comandado pela prefeitura foi elogiado na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, dentro da seção Prática do Dia.
Segundo a Agência Fiocruz de Notícias, ações como o mapeamento das caixas d"água – inclusive com o auxílio de drones – e a disponibilização de telas de proteção estão entre as iniciativas que ajudam a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypiti, transmissor da dengue, zika e chinkungunya.
Outras ações destacadas pela Fiocruz são a ampliação dos horários de atendimentos nas unidades de Atenção Primária à Saúde, com a implantação de centros de hidratação; a incorporação de novos agentes de combate a endemias; a divulgação maciça de vídeos e folders educativos para a população sobre os 10 Minutos Contra a Dengue; e a qualificação dos profissionais da Rede de Atenção à Saúde no manejo clínico da dengue.
As ações fazem parte da força-tarefa de combate à dengue montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, que já passou por nove bairros: Sessenta, Dom Bosco, Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz, Aero Clube, Água Limpa, Siderópolis e Eucaliptal, entre outros.