Búzios passa por uma infestação de escorpião-amarelo, de nome científico Tityus serrulatus, uma das espécies mais perigosas. Especialistas do Instituto Vital Brazil (IVB), que fica em Niterói, entraram no caso e estiveram na cidade da Costa do Sol no início desse mês.
A espécie Tityus serrulatus é considerada a mais perigosa do país, com veneno que pode causar uma série de sintomas graves, inclusive levar a óbito. Até o momento, cerca de 200 escorpiões vivos foram coletados e incorporados ao Laboratório de Artrópodes do Instituto, onde são mantidos para pesquisa e extração de veneno.
Segundo a Vigilância Ambiental do município, os bairros do Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa têm apresentado maior ocorrência.
Um levantamento do IVB destacou o aumento de casos de acidentes com aranhas e escorpiões em todo o estado do Rio de Janeiro, reforçando a importância de medidas preventivas, como manter ambientes limpos e adotar cuidados ao usar roupas e sapatos. A prevenção é fundamental para evitar acidentes com artrópodes peçonhentos.
A Prefeitura de Búzios usou as redes sociais para divulgar uma nota com dicas para ajudar a população a entrar em contato com as autoridades em caso de necessidades.