Procon-RJ aplica duas multas na Light em mais de R$ 9 milhões por falhas na prestação de serviço em diversas cidades do estado

Autarquia identificou aumento das reclamações desde novembro do ano passado

Por Conexão no Ar em 23/02/2024 às 15:07:24
Foto: Divulgação

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O Procon Estadual do Rio de Janeiro aplicou, nesta sexta-feira (23/02), duas multas na concessionária de energia elétrica Light, por falhas na prestação de serviço, totalizando o valor de R$ 9,5 milhões. Desde novembro de 2023, o Procon RJ tem solicitado explicações e adoção de medidas à empresa devido às reclamações recorrentes de queda de luz e demora no restabelecimento na Região Metropolitana do Rio, São João de Meriti, Valença, Vassouras, Volta Redonda, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. A Light terá 15 dias para recorrer das multas após o recebimento da notificação.

De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, foram abertos dois processos contra a concessionária. No primeiro deles, a resposta dada pela concessionária à autarquia não justificou as falhas ocorridas. Por esse motivo, foi instaurado ato sancionatório, que culminou na aplicação da multa de R$4,7 milhões. Em janeiro deste ano, os consumidores da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, foram castigados com as constantes quedas de energia elétrica, demora para restabelecimento do serviço e queima de aparelhos elétricos. Mais uma vez, foi aberto outro processo, a empresa notificada e a resposta dada também não justificou as falhas. Com isso, foi aplicada nova multa de R$ 4,7 milhões.

O consumidor que desejar fazer denúncias ou reclamações poderá acessar os canais oficiais da autarquia através do site www.procon.rj.gov.br

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