A dengue em Campos tem deixado a população de Campos dos Goytacazes em alerta. Até essa terça-feira (20/02), o município confirmou 529 casos da doença e um de chikungunya.
Um óbito por suspeita de dengue hemorrágica de uma moradora de São Francisco de Itabapoana também era investigado, mas o resultado de exame descartou a doença como causa da morte.
Diante do crescente número de casos de dengue, representantes da rede municipal de Saúde se reuniram para alinhar estratégias de combate à doença e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Educação Permanente e Prática em Saúde (NEPS), vinculado à Subsecretaria de Vigilância em Saúde, iniciou uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre a prevenção, combate à dengue, novo fluxograma do município e plano de contingência. O treinamento aconteceu nesta terça-feira (20), no auditório do Conselho Municipal de Saúde, e teve como principal objetivo a descentralização do sistema de saúde, aliviando, assim, a demanda nos centros de referência.