Saúde RJ coordena a instalação de mais cinco centros de hidratação no estado

Piraí, Levy Gasparian, Paulo de Frontin, Vassouras e Volta Redonda vão instalar salas de hidratação para atender pacientes com dengue com equipamentos, insumos e apoio técnico do Governo do Estado

Por Conexão no Ar em 15/02/2024 às 17:03:24
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) entrega nesta quinta-feira (15/02) mais conjuntos de equipamentos e insumos a cinco municípios com altos índices de dengue no estado. O material será usado para a montagem de centros de hidratação para pacientes com suspeita da doença em Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras e Volta Redonda, no Médio Paraíba e Centro-Sul fluminense. Com isso, chegará a oito o número de cidades com polos de hidratação instalados com os kits fornecidos pelo Governo do Estado. Em janeiro, Itatiaia, Resende e Três Rios foram os primeiros municípios a receber o material.

As cinco cidades vão receber os kits por apresentarem altas taxas de incidência da doença, calculadas na proporção dos casos por 100 mil habitantes. Em Piraí foram registrados 501 casos prováveis e a taxa de incidência está em cerca de 1.823 por 100 mil habitantes. O mesmo ocorre em Comendador Levy Gasparian, que tem 126 casos e taxa de incidência da doença em torno de 1.400 por 100 mil /hab. Engenheiro Paulo de Frontin contabiliza 151 casos e a incidência está em aproximadamente 1.200 por 100 mil /hab.

Três Rios tem 696 casos prováveis e taxa de incidência de 880 por 100 mil/hab. Volta Redonda registrou 1.403 casos e a taxa está em 536 por 100 mil/hab. Vassouras tem 143 casos e taxa em torno 420 por 100 mil/hab.

"Os números absolutos não chamam tanta atenção quanto os registrados em cidades da região metropolitana, por exemplo, mas quando comparamos a quantidade de casos com o tamanho da população, o resultado nessas cidades é preocupante. Por isso estamos concentrando esforços nesses municípios", explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Além dos centros de hidratação, a Secretaria enviou soro de hidratação para Angra dos Reis, segunda cidade do estado a decretar epidemia de dengue, e poltronas para a sala de hidratação de Areal. Nos próximos dias técnicos da SES-RJ visitarão Porto Real e Quatis, que também solicitaram apoio.

Estado do Rio tem mais de 40 mil casos

Dados do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ mostram que em 2024, até o dia 15 de fevereiro, o estado registrou 41. 252 casos prováveis de dengue e 4 óbitos confirmados. O número já se aproxima do total de casos registrados em todo o ano de 2023, que foi de 51.526 casos prováveis e 32 óbitos.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google