O Beco do Rato, tradicional casa de samba localizada na Lapa, conhecida por sua música e gastronomia, está na contagem regressiva para movimentar o carnaval do Rio de Janeiro! Para a "maior festa do planeta", o Beco apresenta uma programação recheada de brasilidade, samba e alegria.
Confira as atrações escolhidas para comandar a folia:
Baile do Toninho Geraes (dia 9)
Abertura Lucas de Moraes
A abertura do carnaval do Beco do Rato, na próxima sexta-feira, dia 09/02, é por conta do renomado cantor e compositor Toninho Geraes, que encantará a todos com suas composições brilhantes. O Portelense de coração sobe ao palco para cantar muitos de seus sucessos eternizados nas vozes de Zeca Pagodinho ("Seu Balancê" e "Toda Hora"), Martinho da Vila ("Mulheres"), Beth Carvalho ("Se a Fila Andar"), Diogo Nogueira ("Alma Boêmia"), Marquinho Sathan ("Mais Feliz") e outros artistas.
Bloco do Beco do Rato / Baile do Moyseis Marques (dia 10)
O Bloco do Beco do Rato, criado há mais de 10 anos, em 2024 homenageia o mestre Marquinho Sathan, reverenciado pelos serviços prestados ao samba e à cultura brasileira. O cantor e compositor estará presente na casa e será o centro das atrações no dia 10.
O bamba promete relembrar momentos importantes da carreira em uma apresentação especial. Conhecido como um dos melhores intérpretes do samba do país, tem mais de 20 anos de carreira e acumula sucessos, como "Falsa Consideração", "Me Engana Que Eu Gosto" e "Pura Semente".
À noite, Moyseis Marques leva para o Beco do Rato mais de 20 anos de carreira e carnaval. O repertório contempla, desde as épicas marchinhas e sambas de enredo, aos sambas carnavalescos - de terreiro e partido alto. Com sua voz marcante, o experiente e conhecido cantor, é um dos pioneiros da renovação da Lapa de Noel, Cartola, Geraldo Pereira.
Bloco Samba que Elas Querem (dia 11)
Abertura: Flávia Saoli
Composto exclusivamente por mulheres, a roda de samba que ganhou cada vez mais voz no cenário carioca - com shows em locais emblemáticos -, ecoa entre versos o legado de nomes como Clementina de Jesus, Tia Surica, Ivone Lara, Beth Carvalho e tantas outras mulheres pioneiras por levarem ao samba a máxima de que "lugar de mulher é onde ela quiser"!
As meninas do SQEQ trazem em seu repertório o ideal de movimentar e incentivar a representação feminina dentro da música. O repertório passeia por todas as vertentes do ritmo, reunindo composições que enaltecem o samba de raiz em sua essência alegre e libertária, que o tornou referência mundial.
Baile do Arlindinho (dia 12)
O cantor Arlindinho apresenta sua com roda de samba toda segunda-feira, às 23h. No repertório grandes sucessos de Arlindo Cruz, como "Bom aprendiz", "O meu lugar" e, claro, a emblemática "O show tem que continuar". E de outros grandes nomes do samba, como Dona Ivone Lara e Zeca Pagodinho.
Baile do Arruda (dia 13)
Abertura: Grupo Origem
Com mais de 15 anos de carreira, o grupo Arruda passeia por clássicos do samba e músicas autorais. Representante do autêntico gênero, suas referências são Fundo de Quintal, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes e Roberto Ribeiro, mas também admira o samba de roda da Bahia, explorando bem a baianidade de Caetano, Gerônimo e Roque Ferreira. O grupo adora o lado místico e religioso dos afrosambas, e tenta incutir em sua identidade uma mistura do que há de melhor em nossa música popular.
Os Batuqueiros (dia 14)
Batuqueiros da Lapa é um bloco que cultiva suas raízes, comandado por sambistas da nova geração e conhecidos nas rodas de samba do Brasil. João Martins, Lula Matos, Marcelo Amaro, Jorge André e Maurício Araújo estão entre os músicos que comandam o bloco. Tantan, repique, pandeiro, tamborim, ganzá, reco-reco, banjo e cavaco se unem nesse grande e tradicional encontro de quarta-feira de Cinzas, desfile pela Rua Joaquim Silva (Beco do Rato) até a Escadaria Selarón.
SERVIÇO - Beco do Rato
Rua Joaquim Silva, 11 – Lapa. Tel.: (21) 2508-5600/97968-3670 (whatsapp).