A Polícia Federal (STF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em novembro de 2023, durante um evento na Organização das Nações Unidas (ONU), o parlamentar mineiro se referiu ao petista como "ladrão que deveria estar na prisão".
Durante o evento, em 17 de novembro, Nikolas disse: "O mundo seria um lugar melhor se não houvesse tantas pessoas querendo melhorá-lo. É uma citação ao filósofo Olavo de Carvalho e que se encaixa perfeitamente com Greta (Thunberg) e Leonardo DiCaprio, por exemplo, que apoiaram nosso presidente socialista chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão."
O pedido de inquérito foi protocolado no STF na quarta-feira (7). Já nesta quinta (8), foi definido que o ministro Luiz Fux será o relator da petição, registrada sob o número 12.194.
No documento, o delegado Fabio Fajngold destaca que o caso não envolve imunidade parlamentar. O agente pede um depoimento de Nikolas.