Enel Rio terá atendimento especial de emergência durante o Carnaval

Plano prevê ainda aumento da capacidade no Centro de Operações para agilizar o despacho das equipes de emergência

Por Conexão no Ar em 06/02/2024 às 18:00:27
Foto: Divulgação Enel

Foto: Divulgação Enel

Um planejamento envolvendo a área operacional técnica e de atendimento ao cliente, foi preparado pela Enel Distribuição Rio para o período de Carnaval. O plano operacional garante um aumento de até três vezes no número de equipes de emergência disponíveis em caso de eventual contingência severa provocada pelo fenômeno do El Niño que, neste verão, tem gerado um volume de chuvas acima da média, com fortes rajadas de ventos e raios.

Outra estratégia traçada é o aumento da capacidade de resposta do Centro de Operações, agilizando o despacho das equipes em campo. O reforço se aplica também aos canais de atendimento, que têm estrutura dimensionada para cada situação. No call center, a disponibilidade de profissionais de atendimento passa a ser dobrada nas contingências severas. A Enel Rio também providenciou subestações móveis, que serão deslocadas para locais mais críticos, caso alguma subestação fixa seja impactada e precise de backup.

"Profissionais de diferentes áreas estarão de sobreaviso para garantir o fornecimento de energia nos 66 municípios da nossa área de concessão. Trabalharemos com reforço de equipes nas 14 bases operacionais da Enel Rio, que estarão ativas durante todo o Carnaval. Contaremos com maior disponibilidade de eletricistas, técnicos e engenheiros, além de colaboradores de call center", acrescenta o diretor de Redes da Enel Rio, José Luis Salas.

Em regiões turísticas, como a dos Lagos e de Angra dos Reis, que recebem um aumento considerável de população durante o Carnaval, a Enel Rio programou também a concentração estratégica de recursos e equipes para facilitar a mobilidade e acelerar atendimentos emergenciais. Além disso, o Centro de Operação da distribuidora mapeou possíveis manobras remotas de carregamento das linhas de transmissão para alívio de carga na Região dos Lagos. Outra ação planejada para o feriado prolongado é o cancelamento das programações de desligamento preventivo tanto na Região dos Lagos quanto na de Angra dos Reis.

O plano de contingência da Enel Rio envolve ainda um processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade, permitindo que casos mais sensíveis recebam atendimento primeiro. Hospitais, clientes eletrodependentes cadastrados no sistema e outros serviços essenciais recebem atenção especial. Pensando na melhor forma de atender com agilidade ocorrências mais críticas, neste Carnaval, a empresa terá um posto 24 horas funcionando no Centro Estadual de Emergência em Energia (CEGREE), situado no Centro Integrado da PMERJ, para interação com o poder público na tomada de decisão de gestores de hospitais e unidades de segurança, por exemplo.

"Em caso de evento climático severo, estamos prevendo estabelecer comunicação direta e intensa com órgãos públicos, para entender as prioridades de atendimentos de emergência. Também programamos intensificar o monitoramento dos canais digitais da companhia e manter os clientes informados sobre a atuação da empresa seja por e-mail, SMS e outros canais", comenta a diretora de Mercado da Enel Rio, Ana Teresa Raposo.

Canais digitais

Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamada no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilidade do atendimento. Especialmente neste período, em caso de falta de energia, é importante acessar preferencialmente o site (www.enel.com.br), ou o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) ou ainda mandar mensagem para o WhatsApp Elena: (21) 99601-9608.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google